sexta-feira, 26 de junho de 2009

Goodbye Michael






Não poderia deixar de prestar minha singela homenagem ao meu ídolo da infância. Curti imensamente Michael Jackson e adorava tentar imitar os seus passos ! Quem é que nunca tentou fazer o walking in the moon, em que Michael, pé por pé, deslizava ?! Hoje o mundo chora e reverencia um dos maiores astros da música pop do planeta, adorado e odiado, esse artista cheio de paradoxos e peculiaridades, que foi alvo de muitas especulações e escândalos ao longo de sua vida, diz adeus à fama e às perturbações. Na minha opinião Michael, em muitos momentos, foi muito infeliz e solitário, de modo que, o que sinto por ele depois de tanto admirá-lo, é compaixão. Mas, independente do que ele fez como pessoa e errou ou acertou como ser humano, não se pode deixar de, ao menos, considerar que suas proezas como artista foram diversas, únicas e primeiras, de modo que sempre continuará honrando fazer parte do hall daqueles que merecem todos os aplausos e serão eternamente considerados ídolos e ícones. A seguir um resumo de sua trajetória.


Fruto de uma família de músicos, Michael Joseph Jackson nasceu no Estado de Indiana, EUA em 29 de agosto de 1958, era o sétimo de nove filhos. Iniciou sua vida nos palcos aos 5 anos de idade e estava à frente de outros 4 irmãos (Jackie, Jermaine, Tito e Marlon) no grupo nomeado Jackson 5. Logo começaram a fazer sucesso pela cidade e em concursos de talentos e, em 1968, foram descobertos pela gravadora Motown Records onde gravaram 14 álbuns como grupo e Michael gravou 4 solos. Entre os sucessos dessa época destaca-se "I´ll be there" tocado no mundo inteiro e impossível de ser desconhecido por alguém.



Os Jackson ficaram na gravadora Motown até 1976 e, buscando maior liberdade musical sentiram a necessidade de seguir em frente, foi quando fecharam contrato com a Epic. O grupo mudou de nome para The Jacksons ao deixar a antiga gravadora e, no período de 1976 a 1984 gravaram 6 álbuns. Nessa fase Michael gravou seu primeiro solo na Epic em parceria com o músico Quincy Jones, chamado "Off the Wall", que fez um imenso sucesso ao redor do planeta e foi o primeiro álbum a quebrar o recorde de 4 músicas na parada de sucesso nº 01 nos Estados Unidos. No início dos anos 80 foi figura dominante no cenário do rock e pop nacional e figurou como o primeiro artista afro-americano a ter exibição constante na MTV.



Em 1982 Michael realizou a maior venda de álbuns da história, com "Thriller" (a propósito meu favorito), que contabilizou 7 hits, quebrando, mais uma vez, mais recordes, com mais de 50 milhões de cópias mundo afora. Trabalhou com os melhores diretores e produtores utilizando a última tecnologia na música, que também virou hit, "Billie Jean". Ao protagonizar o clip de "Thriller", música que dava nome ao seu álbum, com duração de 14 minutos e, desfrutando das últimas técnicas de maquiagem e uma combinação fantástica de dança e coreografia, revolucionou ao dar à filmagem um começo, meio e fim. Em 1983 Michael, ao apresentar-se no show de comemoração dos 25 anos da Motown gravadora, realizou, pela primeira vez, seu passo de dança Moon Walk, que seria sua marca registrada dali em diante e, essa performance o alçou definitivamente à categoria de superstar.



Em 1984 Michael foi vencedor de 08 categorias do Grammy, no mesmo ano, em dezembro, anunciou sua saída do grupo Jacksons. Em 1987 Michael apresentou seu terceiro álbum solo "Bad" e iniciou seu tour de apresentações pelo mundo. No final dos anos 80 foi considerado "Artista da Década".



Em 1991, ao asinar com a Sony Music o maior contrato já realizado, iniciou mais uma vez, uma turnê ao redor do globo com seu álbum "Dangerous", passando por países jamais visitados por um pop star. Foi nessa opotunidade que Michael decidiu criar uma fundação chamada "Heal the World Foundation" para ajudar crianças de todas as nacionalidades.



Em 1995 Michael viajou em turnê com seu quinto álbum "History", que era duplo, apresentando suas novas canções e, também, seus grandes sucessos de outrora. Em setembro de 2001 Michael comemorou seu 30º aniversário como artista solo em dois shows na cidade de Nova York, em que convidados especiais como Whitney Houston, Usher, Destiny´s Child, Shagy e tantos outros, protagonizaram músicas de sucesso do cantor. Nessas apresentações Michael reuniu-se mais uma vez com seus irmãos e cantaram sucessos da época em que formavam um grupo. Após esses acontecimentos, Michael lançou mais um álbum de nome "Invincible" que, segundo rumores, não foi amplamente divulgado e promovido pela Sony.



Michael em números : um dos poucos artistas a entrar duas vezes ao "Rock and Roll Hall of Fame"; vários recordes registrados no livro Guinness; 19 Grammys pela carreira solo e mais 6 com os Jacksons, sendo 41 canções a chegar ao topo das paradas e vendas que superaram 750 milhões de unidades !

Nenhum comentário:

Blog Widget by LinkWithin