terça-feira, 13 de abril de 2010

ORÇAMENTO




Quem está a tempos pesquisando sobre a organização do seu casamento já deve ter se deparado inúmeras vezes com esse assunto "Orçamento" em blogs e sites por aí, e todos muito úteis, por isso, como já passei por esse dilema, sei o quanto essa primeira fase da preparação para o grande dia é importante, se não a mais importante, pois, é partir daí que se irá partir para as outras diversas definições. Também por isso, decidi cair no clichê e insistir nesse assunto tão crucial. Resolvi dar umas dicas bem básicas que aprendi vivenciando para que realmente se possa organizar os gastos.

Em primeiríssimo lugar é preciso saber quem deverá arcar com as despesas, se somente a família da noiva ou a do noivo, se ambas ou se os noivos ou um deles. Porque palpites e sugestões sempre haverão durante todo o percurso dos preparativos e, para se fazer justiça, quem paga é quem diz se pode ou não. A noiva sempre sonha muito alto, eu sei, ainda mais com as imagens maravilhosas que as revistas e a internet oferecem sobre o tema casamento, mas, no momento de contabilizar esse sonho é que a gente acaba por ter que acordar e manter os pés bem firmes no chão. Por isso, pesquise muiiiitoooo e anote tuuuudooo, tenha com você um caderninho ou uma pasta com seus orçamentos, a pechincha nessa etapa da sua vida é fundamental. Se você como eu nunca aprendera a pechinchar a oportunidade é agora, do contrário você não poderá ter metade dos itens que quer no seu casamento ou provocar muitas desavenças com a família ou o noivo. Gentem, vão por mim, conheço quem desistiu d se casar em função das brigas que acabaram acontecendo durante a preparação! Meu noivo montou uma planilha no Excel que deu muito certo para deixarmos bem determinado quanto custaria e quanto custou cada coisa, quem se interessar me envie um e-mail. Até hoje guardo todos os orçamentos das empresas que cotei para que quando alguém me questionar tenha uma idéia da média dos custos.

Enfim, o que é bom custa caro, mas existem alternativas bem atraentes e que podem tranquilamente subsituir com o mesmo charme aqueles itens que julgamos indispensáveis. Vejam os casamento americanos que deliciosos parecem ser ao serem retratados pelas câmeras, cheios de bossa e com baixo custo pois lá eles ousam utilizar até mesmo uma lata de leite em pó vazia para fazer um arranjo belíssimo. A criatividade é muito bem vinda e pode surpreender, quem nunca se aventurou pela Rua 25 de Março em São Paulo e suas imediações não sabe o que está perdendo!

2 comentários:

Mayra Barros disse...

Olá Carol!!
Estou nos preparativos do meu casamento, então seria muito útil pra mim a sua planilha!!!
O meu e-mail é: mayrabsilva@hotmail.com
Aguardo ansiosamente..
Obs.: Amei o seu blog. De muito bom gosto!!
Já estou te seguindo!
Bjãoo!!

Maira disse...

Olá Carol,
Tambem estou nos preparativos do meu casamento. Conheci o seu blog através da indicação do Eduardo da Cia Sinfônica e estou adorando. Se possivel gostaria que você me enviasse a sua planilha para facilitar o meu planejamento. Meu e-mail é mairatravain@gmail.com

Grata,

Maíra Travain

Blog Widget by LinkWithin